Saturday 25 August 2012

A Abertura da IIIa Reunião da Sessão Plenária da Assembleia Parlamentar de Comunidades dos Paizes da Lingua Portugues (AP-CPLP)



(Sessão Plenária ocorrido no Edifício Principal do Parlamento Nacional da RDTL em Dili, Timor-Lese)
[Frederico NUNO Jerónimo Boavida]

Desde as 08h00 de manha pela Estrada à frente do portão da entrada do Parlamento Nacional da RDTL se enxia dos alunos do Ensino primário Público da ESCOLA XINA (Bairro Central) com banderolas às mãos agarradas a espera da caravana da Comitiva de AP-CPLP que em conformidade com a agenda do dia para hoje datado aos 21 de Setembro de 2011 que a Comitiva de AP-CPLP irá abandonar o alojamento e a acomodação em Hotel de Timor so às horas efectivas do trabalho para se dirigirem rumo ao Parlamento Nacional da RDTL; por tal razão ao redor do edifício se enxia de gentes com meta de acolhimento à respectiva Comitiva.

Nota-se em contra partida os estudantes da Universidade Nacional de Timor-Leste a concentrarem-se no seus programas e nas suas actividades do âmbito acadêmico como estipulado no Estatuto de CÍVITAS ACADÉMICO da UNTL que  tem por tarefa mais fundamental ao nível intellectual, isto é, estudar e que se formarem intelectualmente.

Ao recinto, pátio e corredores do Principal do Edifício do Parlamento Nacional da RDTL estão cheio de gentes familiares, claro que, com o ambiente do Parlamento Nacional da RDTL, todos abandonaram as suas salas e mejas de trabalhos a estar em bicha a ficar em pê a espera da chegada da Assembleia Parlamentar de AP-CPLP; assistimos como o corpo da segurança tanto das Nações Unidas, Guarda Republicana Portuguesa, Segurança Civil do Estado da RDTL, Forças de Defesa (F-FDTL) e Polícia Nacional de Timor-Leste que estão em alerta e cautela máxima.

E depois de terem se reunidos a sala de cada Bancada, membros da Assembleia Parlamentar de AP-CPLP dirigiram-se ao plenário e a começar a ordem do dia. Marcaram-se presença à meja o actual Presidente do Parlamento Nacional da RDTL o qual será eleito como Presidente de AP-CPLP para próximo período a substituir o actual Presidente de AP-CPLP em Cessante que é oriundo de São Tomé e Príncipe que tem presidido  a sessão da manha e o tal tinha tido o seu mandato para period, 2009, 2010 e 2011; também se marcaram presencas o Sr. Domingos Simões, Sra. Secretária de Angola e o Vice Primeiro Ministro do IVo Governo Constitucional da RDTL.

É interessante de saber que os traços e marcos do Plenário do Parlamento Nacional da RDTL têm sido mudados, de certeza absolutamente, diferentes para com os são de quotidianamente ou seja diariamente em sentido de que os aspectos da formação do contéudo ou seja composição dos elementos jamais (nunca mais) são como os quais deviam ter sido em conformidade aos dias efectivos do encontro da sessão da Reunião Plenária Parlamentar ap do a doa e em normalidade, porque os deputados têm sido em maioria os reprepresentate e membros da Assembleia Parlamentar de AP-CPLP que aparentemente compostos por homens e mulheres vindo de África (Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe) e Europa (Portugal) e exepcionalmente os de Brazil que estão ausentes da IIIa Reunião de AP-CPLP em Timor-Leste; e claro, isto só se aconteceria desde aos dias de 19 até 23 de Setembro de 2011 quanto têm ocorrido a precisa e referrida reunião; más e depois disto se tornará outra vez a mesma quer dizer que o Parlamento Nacional da RDTL vai retomar os seus serbiços como o deveria ter estado ou seja o qual tem que ter sido sempre.

Houve discursos pregados por actual Presidente do Parlamento Nacional da RDTL, DR. Fernando La Sama de Araujo e o de DR. José Luis Guterres na qualidade como Vice do Primeiro Ministro do IVo  Governo Constitucional de Timor-Leste nem se quer se esquecer de balance do género; foi portanto convidar Representativa de Bancada das Mulheres Parlamentares da AP-CPLP de são Tomé e Príncipe para prestart também o seu discurso.

Entretanto deu conhecimento à Assembleia Presente que Brazil está ausente nesta IIIa  Reuniãode AP-CPLP.
No entanto o Vice Presidente da Assembleia da República de Portugal Dr. Ferro Rodrigues tem estado presente desde o primeiro dia e ele já se procedeu, ao dia anterior, para as instalações de CAVR em início do trabalho de AP-CPLP em Timor-Leste.

Ao terminar a Sessão da manha; a Comissão Organizadora convidou os membros de AP-CPLP para o almoço em Hotel Timor só com duração à uma hora.

E depois de ter, mal acabado, o almoço, a Comitiva regressou para continuar Sessão de tarde em que mudou a estrutura da meja: ficou como Presidente da meja é a Sr. Secretária de AP-CPLP Angolana, Sr. Presidente de AP-CPLP de Cabo Verde, Sra. Secretária Geral de Actua AP-CPLP de Timor-Leste Maria Fernanda Lay. Com honra Sr. Enghineiro Estanislau da Silva como membro actual de AP-CPLP de Timor-Leste e membro efectivo da Antiga Assembleia Constituinte da RDTL, e membro Parlamento do Io Parlamento Nacional da RDTL, e ex Primeiro Ministro do IIo Governo Constitucional da RDTL em efectivo e pleno e como também membro Comissão Permanente Parlamentar do actual Parlamento Nacional da RDTL prestou breve discurso sobre rendimento e taxa per cápita anual do Estado Timorense, em, de anticipar crise global do impacto economico, que afecta também região Ásia-Pacífica e Sudeste-Asiático e o qual se corelaciona com AP-CPLP.

Na sessão de tarde só se existiam intervenções e pontos de ordens por parte dos membros de cada bancada; e para cada um dos respectivos presente só se dá 10 minutinhos. Ocorreu-se em boa forma de uma intervenção. E depois a Comitiva teve a oportunidade de se aproximar à meja para uma pequen refeição ou seja merenda à tarde a tomarem café e água e a se relaxarem e, claro que, a meja da pequena refeição sempre encontrada cheia de comidas típicas Timor-Portuguesada. Em anticipar, deu-se avizo pelo discurso do seguinte orador será O Presidente de Cabo Verde.

A segunda Sessão Plenária da tarde a Delegação de Cabo Verde é que presidada por Sr. José Manue de Andrade começou por convidar oradora Sra. Margarida Talapa, membro de AP-CPLP de Moçambique de codificar taxa de mortalidade materna-infantil quanto à natalidade-infantil.

Margarida Talapa, pôs-se a intervenção feita por membro de AP-CPLP de Portugal, o qual tem sido o país com taxa de mortalidade intantil à mais baixa ao mundo, não só da região da Europa. Vê-se o ecrã, de que o tal interviniente se senta mesmo, precisamente, por de traz do Ferro Rodrigues.

O Sr. DR. Francisco Miranda Branco e o Enginheiro Estanislau da Silva de AP-CPLP de Timor-Leste interviram por darem as elogias pelo discurso prestado que é tocante ao assunto muito pertinente em Timor-Leste.

Ao terminar, da meja, a Sra. Maria Fernanda Lay fez embrar ao Presidente da meja que os pontos a serem como reflexão são como: Saúde, Redução da mortalidade materna-infantil, Prevenção da gravidez precoce de raparigas ou seja de mulheres adolescents que andam tanto nas Escolas de Secundária até as em Pre-Secundária, e às quais não têm e, que nem sequer terem oportunidade ao acesso da escola, Educação, infra-estrutura como objectivo do Dezenvolvimento Milénio.

Assim terminou-se a ordem do dia de hoje e o Presidente actual de AP-CPLP, Sua Exa Dr. Fernando La Sama de Araujo em qualidade e de direito pleno como o actual Presidente de AP-CPLP e Presidente do Parlamento Naciona da RDTL pediu a todos os membros para que se vestam à vontade com vestidos ou ropas semi-formal par air ao banquete ou à cheia ou jantar para esta noite. Até la…

Dili, 21 de Setembro de 2011
Elaborado por Frederico NUNO Jerónimo Boavida
(Já foi Publicado ao Diario Local STL aos dias 23 de Setembro de 2011)

No comments: