Wednesday 22 December 2010

NATAL 2010.

“Eis que a Virgem conceberá e dará á luz um filho, e Lhe porão o nome de Emanuel que significa: Deus connosco” (Mt,23). “ “E o Verbo fez-se carne, e habitou entre nós” (Jo.1,14). Estes dois versículos introduzem-nos no grande Amor do Senhor Jesus para com os homens. Depois do pecado dos nossos primeiros pais, Deus não abandonou há humanidade, mas quis dar-lhe uma nova orientação, uma nova experiencia. A de viver com Deus, para sempre! Deus insiste em salvar-nos hoje, actualizando o Seu “nascimento”, apesar das nossas infidelidades

Cristo, no seu nascimento, vem tornar os homens mais solidários, mais fraternos, mais irmãos. Estamos em tempo de crise económica e financeira. Todos os dias, ouvimos falar de crise. De facto, em Portugal, ao longo de 2010, assistimos o encerramento de muitas fábricas; aumentou o número de desempregados; a pobreza atingiu vários lares.

Em Timor-Leste, apesar de todos os esforços dos políticos e governantes, o desenvolvimento integral está ainda por atingir um nível satisfatório.

Neste Natal, sabendo que a realidade é bem dura para muitas pessoas e famílias, nós não deixaremos de nunca de viver as virtudes de sobriedade, de generosidade, de partilha e de solidariedade para com aqueles que mais sofrem.

A Incarnação de Jesus é princípio de instauração de uma nova humanidade; é o princípio da realização de todas as promessas. Uma nova era, uma nova criação, uma nova aliança. Esperamos também que no novo ano de 2011, todos nós saibamos viver numa nova mentalidade: valorizar mais a ética do que o simples desejo consumista e economicista. Ética na gestão dos dinheiros públicos; na distribuição equitativa das riquezas; ética de trabalho e no uso sóbrio do dinheiro; ética de respeito, solidariedade e de partilha.

O nome de Jesus é Emanuel, significa, “Deus connosco”. E nós, seus discípulos, “seremos com Deus”, se soubermos ser solidários com os outros, sobretudo, os mais pobres.

À Direcção do Jornal TEMPO SEMANAL e a todos os Leitores espalhados pelos quatro cantos de Timor-Leste, desejo um Natal muito Feliz e o Ano de 2011 cheio de maiores venturas.


Porto, 21 de Dezembro de 2010.
Dom Carlos Filipe Ximenes Belo

No comments: