Sunday, 5 December 2010

TEMPO DO ADVENTO

Porto, 28 de Novembro de 2010.
Dom Carlos Filipe Ximenes Belo


Lia Menon Husi Amo Belo

Uma das coisas que ficaram gravadas na minha memória quando eu era adolescente, era a visita do Governador de Timor Português, Capitão Serpa Rosa, à Vila Salazar (Baucau) na década dos anos 50 do século XX.

Uma semana antes da vista do governante o Chefe de suco de Baha-Uú e não Bahú ( porque havia um Baha-Wake), mandava o homem do tambor a avisar a população, tocando o seu tambor umas horas de manhã, no alto da colina de Macadai (nesse sítio, antigamente, estavam construídas as Casas lulik das povoações de Macadai, Boilé e Ró-Ulu). Três dias antes da chegada do Governador, os homens dirigiam-se à Vila para prepararem os ornamentos ao longo das ruas (futu arco). E na véspera, começavam a chegar, de diversos sucos, companhias de leais Moradores trazendo bandeiras, tambores, cornetas, espadas; as mulheres com vestidos garridos e com penas de aves na cabeça tocavam os babadok e dançavam e tocava o tebedai. Na Vila vivia-se um ambiente de alvoroço, de expectativa e de festa. E o dia marcado chegava o “Embot” que era recebido com todas as honras…

Esta pequena introdução serve para explicar o que é um Advento. Advento é tempo de preparação, tempo de espera, tempo de expectativa, tempo de alegria e de esperança. A quem esperamos? Quem é que nos vem visitar?

Advento vem do Latim Adventus, do verbo advenire, (ad venire) que significa aquele que advém, que vem até nós. É Cristo que vem! Advento significa, portanto, chegada, vinda, acontecimento, início. Para nós, cristãos, esta palavra designa o tempo que decorre desde o início do Ano litúrgico até ao Natal. O início do Ano litúrgico começa com o primeiro Domingos, próximo do dia 30 do mês de Novembro.

Na antiguidade, o Advento começou a ser celebrado na Espanha e na Gália, no século IV. Para os cristãos, os principais acontecimentos deviam ser devidamente preparados. O Natal de Nosso Senhor Jesus foi, e é um acontecimento importante. Com o Nascimento de Jesus, inicia-se uma nova etapa na história da humanidade. E, porque é um início, é um novo desabrochar de expectativas, de esperanças, de promessas, de compromisso, os cristãos preparavam com orações, vigílias e penitência. É pela sua importância e alto significado que o Natal exige uma preparação adequada.

No Advento, a Igreja convida os cristãos a celebrarem o Nascimento de Jesus há dois mil anos, em Nazaré. Mas este tempo é também um convite para esperar a segunda vinda do Messias no fim dos tempos. Celebramos, portanto, o passado e o futuro. Mas não só, hoje, Cristo continua a vir. Todos os dias, Jesus Cristo passa pelas nossas vidas. Por isso, Advento é também tempo de vigilância, de espera, de escuta e de oração. O Advento é viver a presença de Cristo e construir o Seu Reino no dia a dia!

Esperamos que neste tempo de Advento, os timorenses, com a ajuda de Deus, saibam viver com alegria o presente e desempenhar a missão de construir um Timor-Leste no progresso, na justiça e na paz, na fraternidade e solidariedade.

Um Bom Advento a Todos!

Notta:  Artigu ne'e Dom Belo haruka ba Tempo Semanal hodi publika iha edisaun segunda 06/12/2010 hodi distribui ba suku 442 no eskola sira iha area remotas.

No comments: